O Hospital Professor Eládio Lasserre (HPEL), unidade da rede da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), completou 26 anos nesta segunda-feira (12) com a marca de 132.744 atendimentos médicos e multidisciplinares e 6.500 cirurgias realizadas em 2022.
Os usuários atendidos pelo HPEL têm se beneficiado, ao longo dos anos, com os constantes avanços técnicos e tecnológicos – como a utilização do serviço de tomografia computadorizada e realização de cirurgias por vídeo -, e também com estratégias de humanização para os pacientes e colaboradores.
“Este é um aparato de saúde muito importante para Salvador e, principalmente, para Cajazeiras, onde são realizados uma média de 11 mil atendimentos e 540 cirurgias por mês”, afirmou o diretor médico da unidade, Jean Velozo.
Neste ano de 2022, o HPEL passou a fazer parte do projeto ReConecTAR (Rede de Conexão Trabalho com Alegria e Resiliência), em iniciativa conjunta do Hospital Sírio-Libanês (HSL) e do Institute for Healthcare Improvement (IHI). O objetivo é aprimorar a percepção de bem-estar, satisfação, resiliência, engajamento e participação nas decisões locais no ambiente de trabalho assistencial diário.
“Para isso, a metodologia do projeto é fundamental. Ela não propõe um modelo vertical de gestão, no qual as propostas de mudanças são trazidas por quem não vivencia de perto o ‘local de ação’. A identificação dos impedimentos de um ambiente de trabalho alegre e as estratégias de melhoria são todas construídas pela própria equipe”, explica a psicóloga Juliana Carvalho.
Em 2020, o HPEL também firmou parceria com o Hospital Sírio-Libanês, através do programa ‘Lean nas Emergências’, em uma iniciativa do Ministério da Saúde e Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS). Desde então, os fluxos da urgência e emergência vêm sendo aprimorados através da metodologia Lean para gestão de processos.
“Nosso time trabalha diariamente com o objetivo de acolher, solucionar e salvar vidas. Com isto, formamos laços de memórias afetivas entre os nossos colaboradores, pacientes e população”, assegura a diretora geral Mônica Matos.
No campo do ensino e pesquisa, por sua vez, o HPEL é atuante com Programas de Residência, Estágio e Internato, contribuindo para a experiência e formação qualificada de profissionais da saúde em áreas como Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular e Traumato-ortopedia.