Em comemoração ao Novembro Azul, mês da campanha nacional para conscientização dos homens na prevenção e busca do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o Hospital Regional de Santo Antonio de Jesus (HRSAJ) realizou um ciclo de palestras voltado para seus colaboradores, retratando temas relacionados às suas causas, possíveis riscos e formas de tratamento.
Uma das questões mais abordadas foi a falta de indicativos do organismo no estágio inicial da doença, por isso a importância da realização de exames de toque e sangue periódicos. “Sintomas como vontades urgentes de urinar, diminuição no jato de urina, aumento da frequência urinária e dores corporais só aparecem na fase avançada”, explica o médico urologista, Leonel Cafezeiro.
Vale salientar também que não existe uma forma autoimune da doença. É necessário que o homem tenha hábito saudável e anualmente compareça a consultas com especialistas, principalmente homens a partir dos 45 anos de idade.
Para a gerente de Enfermagem Edna Aquino, ao instruir os colaboradores sobre a importância da prevenção da doença, contribuímos na disseminação do conhecimento. “Cada colaborador é um multiplicador. É neste momento que criamos uma aliança de combate à resistência e preconceito sobre o tema”, garante.
Ascom do HRSAJ