Em apenas um ano e meio de funcionamento, o Hospital da Mulher, localizado no Largo de Roma, em Salvador, ultrapassou a marca de 10 mil procedimentos cirúrgicos realizados, com um total de 11.583 cirurgias contabilizadas até o mês de junho.
O Hospital da Mulher é referência estadual no tratamento e diagnóstico de patologias nas áreas de mastologia e oncoginecologia. “Ultrapassar a marca de 10 mil procedimentos cirúrgicos é bastante gratificante e nos deixa muito felizes, além de nos dar força e ânimo para realizar cada vez mais, mantendo sempre a qualidade e humanização características do hospital”, afirma o diretor médico da unidade, Paulo Sérgio Andrade.
A paciente Maria Conceição, 49 anos, ressalta a importância dos procedimentos realizados para a melhoria de vida e saúde das mulheres. “Os profissionais daqui têm salvado vidas. Eles fazem procedimentos como retirada de útero, miomas, nódulos cancerígenos e redução de mama e com isso mudam a vida das pacientes”, opina. “Agora, depois da minha cirurgia, sou outra pessoa. Tenho autoestima e vou poder voltar a trabalhar”, conta animada.
A unidade dispõe de dez salas cirúrgicas, 136 leitos – sendo dez de UTI -, corpo médico multidisciplinar e equipamentos de última geração como aparelhos de vídeolaparoscopia, o que permite que o hospital avance em qualidade e realize cirurgias minimamente invasivas.
Entre os procedimentos cirúrgicos mais realizados pela unidade, destacam-se, na área de mastologia, a mastectomia e setorectomia. Já na oncoginecologia, os procedimentos mais procurados são as histerectomias e cirurgias que tratam de patologias oncológicas relacionadas ao útero, colo do útero e ovários.
Como ser atendida
Para ser atendida no Hospital da Mulher, a paciente deve passar por consulta em uma Unidade Básica de Saúde do SUS do seu município e solicitar seu cadastramento no sistema Lista Única.
Após cadastramento no sistema, a equipe da central de marcação fará o contato com a paciente e informará o dia de atendimento. Em caso de dúvidas, basta entrar em contato através do 0800 071 4000.