Hospital da Mulher reúne autoridades e profissionais de saúde no I Simpósio de Ginecologia

Realizado neste fim de semana no Fiesta Bahia Hotel, em Salvador, o I Simpósio de Ginecologia do Hospital da Mulher reuniu profissionais, autoridades, médicos e residentes de ginecologia com o objetivo de reciclar e atualizar informações e condutas da área.

Com abertura na noite de sexta-feira (23), o evento contou com a presença do secretário de Saúde Fábio Vilas-Boas, que parabenizou o hospital e destacou o crescimento notório da unidade em um ano de funcionamento. “É impressionante o quanto essa unidade de saúde vem crescendo em apenas um ano. Temos um hospital que não é apenas grande e tecnologicamente capacitado, mas que congrega profissionais entre os melhores da medicina brasileira”, ressaltou o secretário.

Durante a solenidade de abertura, a primeira-dama e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, Aline Peixoto, se emocionou ao ser homenageada pelos relevantes serviços prestados na área da saúde no estado da Bahia, em especial, à saúde da mulher. “Estou muito feliz. Queria dividir esta homenagem com todos que me ajudaram a construir e a realizar o sonho que é o Hospital da Mulher”, afirmou Aline.

Prestigiaram o evento, ainda, o subsecretário da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), Adil Duarte, a deputada Maria del Carmen, da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (Alba), a Secretária de Políticas para as Mulheres (SPM), Julieta Palmeira, a secretária de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), Olívia Santana, e o presidente da Associação Bahiana de Medicina (ABM), Robson Moura.

“O Hospital da Mulher de novo sai na frente. Em um ano já está fazendo um evento com esta envergadura e, todos que estão presentes, mesmo aqueles colegas que não são do Hospital da Mulher, vão adquirir conhecimento, melhorar a sua formação e, automaticamente, a população será melhor assistida”, pontuou Robson Moura.

Conhecimento

O Simpósio contou com palestras ministradas por profissionais como o médico e professor Marcos Messina, chefe do departamento de mioma da Universidade de São Paulo (USP) e o médico e professor Luiz Zamagna, chefe do serviço de ginecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Durante o evento, foram abordados temas relevantes da ginecologia clínica e cirúrgica como incontinência urinária, histeroscopia, prolapso genital e planejamento familiar, além das inovações em relação a métodos de contracepção e tratamentos atuais do mioma uterino. Foram discutidos, também, temas relevantes como dor pélvica, câncer do endométrio, do colo do útero e do ovário, além dos seus tratamentos cirúrgicos.

 

Para o médico e professor Marcos Messina, o simpósio trouxe temas importantes e bem abordados por profissionais competentes. “Eu me senti muito valorizado porque lembraram do meu nome para vir aqui e falar um pouco da minha experiência. Isso me deixou muito feliz, pois um hospital com um ano de vida já fez um evento desse porte e conseguiu aglomerar todas essas pessoas em torno de uma causa muito importante”, afirmou.

O Simpósio ainda contou com palestras e mesas redondas onde foram apresentadas tecnologias avançadas do ponto de vista científico em procedimentos ginecológicos, além de sessões interativas em vídeos sobre cirurgias de embolização de miomas e endometriose profunda.

O médico e professor Luiz Zamagna não poupou elogios ao evento. “Fiquei impressionado com a organização e com o Hospital da Mulher, que oferece todas as linhas de cuidado em ginecologia, além de um corpo clínico de ótima formação”, ressaltou.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba