Em celebração ao Dia Mundial da Qualidade, lembrado neste mês, o Serviço de Qualidade do Hospital da Mulher engajou os colaboradores em uma semana de ampla programação temática. Em adesão ao tema de 2023, ‘Qualidade: realizando seu potencial competitivo’, foram reforçados os papéis da Qualidade e também dos colaboradores para o aperfeiçoamento dos processos e busca pela excelência contínua na unidade.
As atividades foram desdobradas entre gestão do conhecimento, momento em que os profissionais responderam a questões disponibilizadas no Portal do Colaborador, e Conferências Especializadas, onde foram abordados assuntos como o papel da Qualidade e a importância da Acreditação, além de atividades lúdicas com a realização de quizzes premiados.
Atualmente, o Hospital da Mulher é considerado o maior hospital dedicado às doenças específicas do aparelho reprodutor feminino do Brasil, tendo recebido, no ano passado, a certificação da qualidade pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A Acreditação é um método de avaliação e certificação reconhecido internacionalmente, por meio de padrões e requisitos que asseguram a qualidade e a segurança da assistência na área da saúde.
“O maior ganho com a Semana da Qualidade está sendo o envolvimento das equipes e a disseminação do conhecimento, reforçando para cada um a responsabilidade na entrega dos nossos objetivos”, afirmou a coordenadora da Qualidade, Tatiana Cunha.
Para a enfermeira e aprimoranda da Educação Permanente, Jucilene Macedo, as dinâmicas do evento foram positivas. “Nos foi mostrado a importância não só do atendimento à paciente, mas também como cuidar da gente”, destacou.