Hospital da Mulher realiza palestra educativa no Dia Mundial de Combate ao Câncer

O Hospital da Mulher promoveu, nesta segunda-feira (8), Dia Mundial de Combate ao Câncer, uma programação alusiva à data. Em formato de sala de espera, enquanto aguardavam atendimento, as pacientes da unidade puderam aprender mais sobre os tipos de cânceres, fatores de risco e formas de prevenção.

O evento teve como tema central o câncer de colo do útero e de mama, agravos que mais acometem as mulheres. O momento também contou com dinâmica entre as pacientes e palestrantes.

“Nosso objetivo, através dessa ação, foi conscientizar a população dos cuidados relacionados ao câncer e reforçarmos a necessidade, principalmente entre o público feminino, de combater essa doença”, afirmou a biomédica e palestrante Gleisequelle Oliveira.

Câncer

Conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano.

Para o biênio 2018-2019, o instituto estima, para o país, 59.700 novos casos de câncer de mama, já para o câncer do colo do útero, são estimados 16.370 novos casos.

Ainda conforme o INCA, o câncer do colo do útero é o primeiro mais incidente na Região Norte (25,62/100 mil).

Nas Regiões Nordeste (20,47/100 mil) e Centro-Oeste (18,32/100 mil), por sua vez, ocupa a segunda posição mais frequente; enquanto, nas Regiões Sul (14,07/100 mil) e Sudeste (9,97/100 mil), ocupa a quarta posição.

O tratamento para cada caso – câncer de colo do útero ou de mama – deve ser avaliado e orientado por especialistas da área.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba