Hospital da Mulher realiza múltipla captação de órgãos

O Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos realizou mais uma captação em parceria com a Central Estadual de Transplantes. A captação de múltiplos órgãos, doados pelos familiares de uma paciente de 33 anos, transformará a vida de até cinco pessoas que aguardam na Fila de Espera para Transplantes. A captação de órgãos acontece com o apoio de equipes multiprofissionais da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital da Mulher.

Conforme o coordenador médico da UTI, Dimitri Gusmão, a captação só é possível com o consentimento familiar do doador. “Para isso, após a constatação da morte e seguidos os protocolos para o processo de doação, os familiares são informados sobre o óbito da paciente e recebem apoio emocional de uma equipe especializada que oferece a possibilidade de doação dos órgãos”, explicou. “É um momento de perda, de muita dor, mas também é um momento em que os familiares conseguem transformar em um ato de bondade, permitindo que esses órgãos sejam doados para outros pacientes”, afirmou.

De acordo com levantamento realizado pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), devido à pandemia, foi registrada a redução de 33% das doações de órgãos no país. “Realizarmos esta múltipla captação de órgãos representa muito, principalmente em um momento como este”, ressaltou o profissional.

A irmã da doadora, a pedagoga Lindinalva Pereira, optou pela doação para que outras famílias fossem ajudadas. “A minha iniciativa em liberar os órgãos da minha irmã foi porque muitas outras vidas precisam desses órgãos. Se eu posso ajudar outras famílias, por que não?”.

Atualmente, mais de 1200 pessoas aguardam por um transplante na Lista de Espera Estadual. Para ser um doador, basta informar à família do desejo. Mais informações podem ser obtidas em saude.ba.gov.br/transplantes.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba