O Hospital da Mulher realizou, entre os dias 17 e 28 de abril, a ação ‘Mão Amiga pela Prevenção de Queda e Lesão de Pele’. A atividade integra a programação de abril, considerado o mês da Segurança do Paciente e mês em que o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) completa dez anos.
Como parte das estratégias do período, o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) da unidade promoveu – em parceria com a Escola de Saúde Pública da Bahia (ESPBA) e o apoio das Ligas Acadêmicas de feridas, estomias e coberturas – treinamentos com o uso de metodologias ativas de aprendizado sobre os Protocolos de Prevenção de Queda e Lesão de Pele. Para isso, foram feitas simulações realísticas com manequins.
A enfermeira referência do NSP, Joice Santos, reforçou a importância do uso de metodologias ativas para o embasamento do corpo multiprofissional. “Ações como essas nos permitem envolver ainda mais o colaborador acerca da importância da educação permanente em saúde, e representam mais uma ferramenta para a segurança da nossa paciente”, afirmou Joice.