Hospital da Mulher realiza ação educativa em celebração ao dia de combate à hipertensão

O Hospital da Mulher realizou nesta quinta-feira (26), data em que é celebrado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, um dia de ações educativas para as pacientes da unidade.

A ação, que faz parte da programação anual do serviço de Farmácia do hospital, tem como objetivo, além de lembrar a data, conscientizar as pacientes e seus acompanhantes. “Nossa intenção é fazer com que eles compreendam melhor a hipertensão e consequentemente participem de forma mais ativa da própria saúde”, afirma a coordenadora do serviço de farmácia, Luciana Leal.

Durante o dia, houve um bate-papo sobre a importância dos cuidados para prevenir a doença, foram feitos jogos educativos e aferições de pressão arterial.

“Achei ótima esta ação, porque a gente tem que correr atrás e cuidar da nossa saúde, que deve vir em primeiro lugar”, conta a paciente Diva Santos.

A atividade ainda contou com o apoio da equipe de enfermagem do hospital e com a participação da Liga Acadêmica de Farmacologia e Farmacoterapia (Lafap) da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

A paciente Kelma Duarte, 45 anos, ressaltou a importância das orientações prestadas durante a ação. “Isso é muito bom porque muitas vezes a gente não sabe como cuidar da doença, então aqui recebi orientação e agora vou procurar um cardiologista”, garante.

Hipertensão

A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença que ataca os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos rins. Conforme o Ministério da Saúde, a pressão alta não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada.

Para isso, é necessário adotar hábitos saudáveis como manter o peso adequado, não abusar do sal, praticar atividade física, não fumar, evitar alimentos gordurosos e moderar o consumo do álcool.

 

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba