Hospital da Mulher promove segundo módulo do projeto ‘RespeitaAsMina na Saúde’

Colaboradores do Hospital da Mulher, em Salvador, participaram, na manhã desta segunda-feira (10), de mais uma aula do projeto didático pedagógico ‘RespeitaAsMina na Saúde’.

A ação tem como objetivo sensibilizar, contribuir para o combate às desigualdades e discriminações de gênero, além de dar continuidade à promoção da equidade conforme as necessidades das pacientes do Hospital da Mulher, unidade referência estadual no diagnóstico e tratamento dos principais agravos que acometem a saúde da mulher.

O segundo módulo do projeto abordou o perfil das usuárias do Hospital da Mulher/SUS, com destaque aos atendimentos às pacientes expostas a violência sexual recebidas pelo Serviço AME. Dentre os temas tratados durante a aula, foram debatidos sentimento de equipe, acolhimento humanizado, empatia e respeito, tópicos apresentados pela coordenadora de psicologia da unidade, Mariana Britto.

“Através da apresentação do perfil dessas pacientes, a gente passa por conceitos de humanização que são fundamentais para que a gente tenha uma assistência de qualidade. E, mais importante do que caracterizá-las, é saber como cuidar dessas mulheres”, afirmou Mariana.

Para o colaborador Alexandre Fraga, é de grande valia conhecer mais sobre o perfil das pacientes recebidas na unidade. “Saber quem a gente está atendendo nos auxilia no processo de humanização e na forma de acolher essa paciente, entendendo que, por trás da doença existe um ser humano que deve ser bem acolhido e respeitado”, pontuou.

O projeto, dividido em quatro módulos, segue até o mês de janeiro. Ainda serão debatidos cuidados paliativos para pacientes oncológicas, gênero, saúde para mulher, políticas públicas e sexualidade, além de violência institucional contra a mulher.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba