Hospital da Mulher promove rodas de conversa sobre detecção e prevenção do câncer de mama

No mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, o Hospital da Mulher vem promovendo uma série de ações educativas para pacientes e colaboradores. Nas últimas semanas, a unidade abordou o conceito, detecção, prevenção, mitos e verdades em torno da doença que, conforme estimativa do Instituto Nacional do Câncer, deve acometer mais de 60 mil mulheres em 2020.

Na tarde desta quarta-feira (14), os colaboradores participaram da roda de conversa com o médico do Serviço de Oncologia Clínica, Dyego Nunes. O profissional demonstrou os dados e tipos de tratamento, além dos fatores de risco e atitudes que auxiliam na prevenção do câncer de mama. “Com as pessoas vivendo mais, a prevalência do câncer tem sido maior. Então temos os fatores de risco que não podemos mudar, mas temos os que podemos lutar contra, como a obesidade, a má alimentação, o sedentarismo”, pontuou Nunes.

Um dos momentos contou com instruções e incentivo ao autoexame direcionados pelas estudantes de enfermagem convidadas Anna Beatriz Fernandes, Juliana Bispo e Taís Stephanie e pela coordenadora de enfermagem do Serviço de Oncologia Clínica, Milena Durães. “Ter vindo esses dias para o HM foi muito gratificante, porque agrega conhecimento e outros valores como o olhar para o outro sempre com respeito, empatia e amor. A informação nunca vai ser demais e contribui para que as mulheres conheçam mais o seu corpo e façam o diagnóstico precoce do câncer de mama”, observou a convidada e preceptora de enfermagem da Unijorge, Girlene Santos.

A paciente Maricelia da Cruz, de 53 anos, não perdeu uma informação. “Achei tudo muito legal, porque as mulheres podem aprender a fazer o autoexame e ficar atentas aos sinais. Eu me cuido, faço sempre os meus exames, e é importante que todas façam também”.

Outubro Rosa

Criada em 1990, a campanha internacional Outubro Rosa tem como principal objetivo disseminar informações sobre fatores, sinais e prevenção do câncer de mama. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, nódulos, mudança na posição ou formato do mamilo, vermelhidão, retração, alteração na pele do seio, saída de líquido pelo mamilo e caroço no pescoço e/ou axilas são principais sintomas do câncer.

Praticar atividade física, alimentar-se de forma saudável, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e uso de hormônios sintéticos estão entre as principais formas de prevenção da doença.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba