Em celebração à Semana do Núcleo de Segurança do Paciente, o Hospital da Mulher, em Salvador, promoveu uma dinâmica especial de atualização para os profissionais da unidade. A ação teve como objetivo reforçar a importância da notificação de incidentes no ambiente hospitalar e relembrar a necessidade de condutas preventivas para evitar erros de medicação, falhas de comunicação, quedas, incidentes com dispositivos e outros eventos adversos.
A atividade utilizou recursos lúdicos para tornar o aprendizado mais leve e divertido. Durante a ‘Pipoca da Segurança dos Pacientes’, os colaboradores sortearam situações inspiradas na rotina de cada setor e discutiram a melhor forma de conduzir cada caso, identificando riscos e refletindo sobre quando a notificação é necessária. A proposta foi mostrar, de forma participativa e descontraída, como cada notificação pode gerar mudanças concretas e fortalecer a segurança de pacientes e profissionais.
Para a enfermeira referência do Núcleo de Segurança do Paciente, Aline Fonseca, fortalecer a cultura de segurança do paciente é essencial para melhorar processos e qualificar ainda mais a assistência. “Para construir esta atualização, foi necessário olhar com atenção para os principais incidentes que acontecem em cada setor e transformá-los em aprendizados. O resultado superou nossas expectativas: um treinamento prático, engajador e que foi capaz de gerar reflexões muito pertinentes com a equipe”, afirmou a profissional. “Tenho certeza de que esta ação contribuiu diretamente para consolidar a cultura de segurança e aprimorar continuamente a qualidade da assistência prestada”, assegurou Aline.
O Hospital da Mulher adota atualizações e auditorias internas constantes como parte da rotina da instituição. Com estas práticas, é possível identificar oportunidades de melhoria contínua e garantir que a qualidade da assistência evolua de forma consistente, alinhada às necessidades da unidade.