Hospital da Mulher participa de treinamento no Hospital de Câncer de Barretos

As Secretarias de Saúde do Estado e Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia, por meio do Hospital de Câncer de Barretos, em São Paulo, promoveram a participação de profissionais do Hospital da Mulher nos cursos de Controle de Qualidade Clínico e Aperfeiçoamento em Mamografia. A capacitação tem duração de duas semanas e faz parte das ações do termo de cooperação técnica assinada entre as entidades envolvidas.

A iniciativa tem como objetivo ampliar o conhecimento nas técnicas da mamografia, estimulando através de aulas práticas o aprimoramento no posicionamento da mama durante o exame e a apresentação de técnicas avançadas para o diagnóstico preciso. “A oportunidade proporcionada só reforça a responsabilidade profissional e humana que temos com o Hospital da Mulher, referência no Estado da Bahia”, explica a técnica em mamografia, Cristina Tereza de Santana, participante do curso.

O treinamento é realizado pela equipe de Radiodiagnóstico e Rastreamento de Câncer do Hospital de Barretos e direcionado também para biomédicos, visando à condução dos protocolos de Controle de Qualidade do equipamento na unidade de origem. “Cursos como esse, contribuem de modo significativo para a qualidade dos serviços prestados à população pelo hospital, que já é uma referência no atendimento às mulheres”. Afirmou a titular da SPM-BA, Julieta Palmeira.

Parceria

Em visita realizada em junho deste ano ao Hospital da Mulher, foram apresentados ao Hospital de Câncer de Barretos, os profissionais do Serviço de Alta Resolução no Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Mama e Colo do Útero, além da estrutura física, parque tecnológico e escopo dos serviços prestados. A aproximação entre as unidades teve inicio em fevereiro, após visita realizada pela diretoria do Hospital da Mulher, em Barretos.

“A parceria com o Hospital de Barretos se traduz na absorção das melhores práticas adotadas no Brasil. Pretendemos ampliar e intensificar esta parceria em áreas estratégicas com o objetivo de proporcionar a melhor assistência às mulheres baianas”, afirma o diretor do Hospital da Mulher, Marco Antônio Andrade.

Em dez meses de inaugurado, o Hospital da Mulher já realizou 63.498 mil atendimentos, 201.518 mil exames laboratoriais e procedimentos de bioimagem, sendo deste total 4.000 mil mamografias.

 

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba