Hospital da Mulher ocupa primeiro lugar em ranking de captações de córneas

O Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos ocupou, no mês de janeiro, o primeiro lugar no ranking desenvolvido pela Organização de Procura de Córneas (OPC) – Captavisão.

Com nove captações realizadas durante o período, de acordo com a coordenadora de enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Mulher, Aline Botelho, o papel de destaque é possível graças ao trabalho multidisciplinar desenvolvido no hospital, além de ser reflexo do engajamento da equipe.

“Todos são muito importantes no processo: médicos, enfermeiros, psicólogas e assistentes sociais. Sem eles, a gente não teria condições de ajudar tanta gente”, garante a profissional, que afirma que todo o tratamento humanizado oferecido às pacientes também é um dos fatores que contribuem para “ouvir um sim” dos familiares.

Atualmente, mais de 600 pessoas aguardam na fila por um transplante de córneas. Com objetivo de ajudar a reduzir a fila, a Campanha Rumo à Fila Zero, promovida pelo Banco de Olhos da Bahia, incentiva à doação de órgãos. “Se a gente pode ajudar alguém a enxergar, por que não fazer isso e transformar um sofrimento em uma alegria para uma ou duas famílias? ”, reflete Aline.

Ao todo, 79 captações já foram realizadas pelo Hospital da Mulher. Para ser um doador, basta deixar os familiares cientes do desejo. Mais informações sobre transplantes podem ser obtidas em saude.ba.gov.br/transplantes/.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba