Hospital da Mulher intensifica medidas de combate e prevenção ao coronavírus

Estratégias de combate e prevenção ao novo coronavírus (Covid-19) fazem parte, nos últimos meses, da rotina diária do Hospital da Mulher. Definida através do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 do Instituto Fernando Filgueiras (IFF), a aferição de temperaturas de colaboradores, pacientes e acompanhantes configura como uma das medidas adotadas para a prevenção da doença.

As aferições são realizadas durante a chegada de cada colaborador, paciente ou acompanhante. “Se a temperatura verificada estiver maior ou igual a 37.8C, realizamos as devidas orientações para que o caso passe por avaliação médica”, explica o gerente de enfermagem da unidade, Lamartiny Gonçalves. 

A coordenadora de enfermagem, Janiely Pereira, acredita que é uma forma de a unidade zelar pela saúde e bem-estar dos pacientes e colaboradores.

“Na situação em que vivemos, aferir a temperatura é uma questão de segurança, visto que é um dos sintomas da Covid-19 e, se identificado febre, podemos usar como uma forma de prevenção para direcionar e orientar de melhor forma”.

Composto  por equipe multiprofissional especializada, o Comitê de Enfrentamento  à Covid-19 do IFF vem desenvolvendo, desde o mês de março, uma série de iniciativas necessárias durante a pandemia.

Através do Comitê, conforme protocolos estabelecidos pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e Ministério da Saúde, também são realizadas constantes atualizações e capacitações do corpo profissional, as quais incluem fluxogramas, rotinas e protocolos que vão desde rotinas de higienização ao manuseio e utilização de kits Covid-19.

Entre as atividades, estão as desenvolvidas pela equipe de higienização, com foco na desinfecção de ambientes. “A equipe tem desenvolvido um trabalho árduo, principalmente nesse período. A gente vê no olhar de cada um a força de vontade para desenvolver um bom serviço, dando o melhor de si”, conta o supervisor de hotelaria hospitalar e higienização, Leandro Costa, que não hesita ao afirmar: “A equipe cuida de cada leito como se um familiar nosso estivesse lá. Nosso dever, que é o bem de todas, sempre estará à frente!”.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba