Em celebração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, a Agência Transfusional do Hospital da Mulher, em parceria com o Serviço Social, realizou nesta segunda-feira (25) programação educativa sobre a importância da doação de sangue. A iniciativa incluiu palestras, jogos interativos e brindes para as pacientes e acompanhantes.
A ação teve como objetivo fortalecer a cultura de doação de sangue voluntária, além de mobilizar e sensibilizar pacientes, acompanhantes, transeuntes e profissionais de saúde acerca do tema. A coordenadora do Serviço Social, Jacqueline Sacramento, ressaltou a importância de conscientizar a população sobre a doação voluntária. “Tais ações geram impactos altamente positivos na unidade, possibilitando mais acesso às informações necessárias e consequentemente o aumento do número de doadores de sangue. A participação das pacientes e acompanhantes nessas ações também faz toda diferença, pois conseguimos tirar suas dúvidas e reforçar a importância do gesto”, destacou Jacqueline.
A acompanhante Eliene Lima enfatizou a importância de disseminar informações sobre a doação de sangue. “As informações sobre doação de sangue devem ser repassadas para todos, tenho certeza que pudemos aprender bastante hoje. Doar é um ato de amor ao próximo e mais ainda, é um ato de solidariedade”.
Para ajudar com a manutenção dos estoques de sangue do Hospital da Mulher, basta informar o código 0195, que leva o nome “Amigos do HM”, no momento da doação em um dos postos da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba).
Critérios para doar
Para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente.
No dia da doação, o voluntário precisa estar bem alimentado, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por, no mínimo, seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento.