O Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos realizou, na última semana, uma manhã educativa sobre hipertensão. Em parceria com a Liga Acadêmica de Farmacologia e Farmacoterapia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), a ação teve como objetivo levar informação de forma rápida e didática para as pacientes que aguardam atendimento ambulatorial.
Dona Celina Maria Costa, de 72 anos, já trata a hipertensão, mas ficou atenta às dicas. “É sempre bom saber mais sobre a doença e também é importante para quem ainda não sabe poder aprender”, revelou.
As atividades são realizadas periodicamente. Conforme a expositora e estudante de farmácia, Jackeline Marlei, a troca de experiências com as pacientes é tão enriquecedora quanto a apresentação do tema em si. “Você sente que está mudando a vida de alguém”, conta.
Para as próximas ações, estão programados temas como depressão, diabetes, câncer de mama e doenças sexualmente transmissíveis.
Hipertensão
A hipertensão arterial é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Conforme o Ministério da Saúde, ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9), sendo um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral e enfarte.
Como forma de prevenção, são indicados cuidados como alimentação saudável, uso moderado de álcool e prática de atividades físicas.