Hospital da Mulher e SPM encerram segundo módulo de aulas do projeto ‘RespeitaAsMina na Saúde’

O Hospital da Mulher (HM) e a Secretaria de Política para as Mulheres (SPM) finalizaram, nesta terça-feira (11), o segundo módulo de aulas do projeto ‘RespeitaAsMina na Saúde’. Na ocasião, foi colocado em pauta o tema Violência contra as Mulheres, tópico ministrado pela Secretária de políticas para as mulheres, Julieta Palmeira.

Durante a última aula, também foram apresentados pela assistente social Taiana Silva e pela coordenadora de psicologia, Mariana Britto, o Perfil das Usuárias do HM, do Serviço AME e do papel do Serviço Social junto às usuárias do Hospital. “É importante reforçar o quanto a participação de todas as equipes, assistenciais e administrativas, são necessárias no acolhimento à paciente; do atendimento a equipe médica, todos devem fazer uma escuta qualificada e humanizada”, ressalta a assistente social Taiana Silva.

A participante e colaboradora do setor de higienização, Clemilda de Jesus aproveitou a oportunidade para absorver o máximo de informações. “A gente tem que fazer o diferencial na acolhida das pacientes”, declarou.

O projeto ‘RespeitaAsMina na Saúde’ é direcionado aos colaboradores assistenciais e administrativos do Hospital da Mulher, sendo firmado através de termo de cooperação entre o Governo do Estado da Bahia, Secretaria de Saúde, Secretaria de Políticas para as Mulheres e Hospital da Mulher.

“É fundamental que profissionais que lidam na atenção à saúde das mulheres tenham a compreensão de que o acolhimento humanizado está cada vez mais associado ao conhecimento da inserção das mulheres na sociedade e, aos determinantes sociais de saúde dessa população que estão vinculados também ao seu papel social”, afirma a Secretária de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira.

As aulas e estudos de caso acontecem em quatro módulos, sendo ressaltados temas relevantes da política de atenção integral à saúde da mulher, de forma que seja possível aperfeiçoar, expandir e consolidar o atendimento humanizado, observando os princípios de respeito à dignidade da pessoa humana e da não-discriminação. As aulas seguem no mês de janeiro. Confira a programação:

 

Módulo III

Data: 14 e 15/01/2019

Horário: 15h

Local: Hospital da Mulher

– CUIDADOS PALIATIVOS NA ATENÇÃO ÀS PACIENTES EM TRATAMENTO ONCOLÓGICO NO HOSPITAL DA MULHER/SUS

 

Módulo IV

Data: 24/01/2019

Horário: 14h30

Local: Hospital da Mulher

– POLÍTICAS DE HUMANIZAÇÃO

– SEGURANÇA DO PACIENTE

 

Foto: Edson Ruiz/SPMBA
Foto: Edson Ruiz/SPMBA
Foto: Edson Ruiz/SPMBA
Foto: Edson Ruiz/SPMBA

 

Foto: Edson Ruiz/SPMBA

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba