Hospital da Mulher e Sesab promovem estratégias implementares aos Cuidados Paliativos

Em visita técnica realizada pelo coordenador estadual da Comissão de Cuidados Paliativos da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Franklin Santana, o Hospital da Mulher e a pasta da Saúde alinharam, através da Comissão de Cuidados Paliativos, estratégias implementares para efetivação e aperfeiçoamento dos Cuidados Paliativos realizados na unidade.

Com oficinas práticas e teóricas sobre temas como Comunicação de Más Notícias e Hipodermóclise, a realização do curso digital de Cuidados Paliativos para a equipe multidisciplinar é uma dessas estratégias. As aulas terão início no mês de julho, com carga horária de 40 horas.

Conforme a Organização Mundial da Saúde, Cuidados Paliativos são uma abordagem para melhoria da qualidade de vida de pacientes e familiares que enfrentam uma doença ameaçadora da vida. Para isso, são utilizados recursos como a prevenção e o alívio do sofrimento, por meio da identificação precoce, avaliação, tratamento da dor e outros problemas físicos, psicossociais e espirituais.

O médico e coordenador da Comissão de Cuidados Paliativos da Sesab, Franklin Santana, explica que os cuidados paliativos realizados pela equipe multidisciplinar melhoram significativamente a qualidade da assistência para as pacientes. “Visamos melhorar não só a qualidade de vida dessas pacientes, mas também dos seus familiares. Quando a gente fala de paciente, a gente também olha para a família, entendendo o cuidador no sentido mais amplo e não apenas consanguíneo, para que essa paciente tenha esse período melhor assistido, com pessoas totalmente habilitadas para esse cuidado”.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba