Hospital da Mulher é reconhecido com Selo Estadual de Humanização

O Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos recebeu, nesta semana, o Selo Estadual de Humanização. A premiação foi concedida pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por meio da Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DGTES), vinculada à Superintendência de Recursos Humanos da Saúde (SUPERH).
A conquista do Selo foi resultado da avaliação positiva sobre diversos aspectos, como o acolhimento no atendimento às pacientes, o respeito aos direitos e deveres das usuárias, a corresponsabilidade na gestão dos serviços de saúde e o cuidado integral. Além disso, foram analisados a qualidade e segurança dos ambientes de trabalho, bem como a valorização dos profissionais que, no seu dia a dia, buscam continuamente fortalecer vínculos solidários no cuidado e atendimento.
Composta por equipe multiprofissional, a Comissão de Humanização do Hospital da Mulher se destaca pelo desenvolvimento de ações que priorizam o cuidado integral. Dentre os programas implementados, destacam-se o ‘Cuidando de quem Cuida’, voltado à saúde física e mental dos colaboradores, e o ‘Comida Afetiva’, que oferece às pacientes uma alimentação que vai além das necessidades nutricionais, proporcionando uma experiência acolhedora.
Ainda são realizadas atividades como comemorações de aniversário nos leitos, visitas religiosas, interações com animais (visitas de pets), visitas lúdicas de crianças, rodas de conversa educativas, oficinas artísticas, sessões de cinema, musicoterapia, ginástica laboral para os colaboradores, entre outras iniciativas que fortalecem o vínculo emocional e a experiência das pacientes e da equipe multiprofissional. “A conquista deste Selo é um reconhecimento ao nosso trabalho diário, que visa proporcionar uma experiência humanizada para as pacientes e um ambiente de trabalho saudável para nossos colaboradores. Ele valida nossa busca contínua pela excelência, respeitando todas as diversidades e oferecendo um atendimento que coloca as pessoas no centro de tudo”, afirma a diretora administrativa do Hospital da Mulher, Milena Durães.
A presidente da Comissão de Humanização e coordenadora do Serviço de Psicologia, Marta Moreira, conta que para a certificação do Selo Estadual de Humanização, a unidade vivenciou uma imersão com a comissão avaliadora. “Receber o selo estadual de humanização significa o reconhecimento de todo trabalho acolhedor e humanizado que realizamos no hospital, fundamentado na Política Nacional e Estadual de Humanização. Esta avaliação e certificação nos proporcionou ampliar a visão sobre nossos processos, fluxos e protocolos para, a partir disso, continuarmos na jornada de aprimorar, cada vez mais, nosso serviço. Esse é só o começo”, concluiu a profissional.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba