Hospital da Mulher é destaque em doação e captação de córneas no estado da Bahia

O Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos, em Salvador, ocupou no mês de novembro o primeiro lugar a nível estadual em doações e captações de córneas. A colocação de destaque foi compartilhada com o Hospital Geral Prado Valadares. Com a marca de nove doações e captações no mês de novembro, foram registradas, ao todo, 60 captações de córneas em 2024.

O Hospital da Mulher atua em parceria com a Central Estadual de Transplantes e Banco de Olhos da Bahia, cuja meta é ‘Alcançar a Fila Zero de Córnea’. As doações refletem o empenho da equipe multiprofissional em sensibilizar familiares ao gesto de doação.  “

“As equipes vêm realizando rodas de conversas, salas de espera, assim como maior diálogo e sensibilização com pacientes e familiares sobre a importância da doação de órgãos. Estas ações contribuem muito no entendimento da população assistida quanto à temática”, afirmou a coordenadora do Serviço Social do Hospital da Mulher, Jacqueline Sacramento. “São inúmeras pessoas aguardando na fila para serem beneficiadas com a doação de córneas e isso é o que nos motiva a seguirmos com esse trabalho nobre e de extrema importância”, concluiu.

Atualmente, 1.647 pessoas aguardam na Fila Única para transplante de córneas. A doação só é possível com o consentimento da família do doador e pode melhorar a qualidade de vida de até duas pessoas.

O processo de doação envolve toda a equipe assistencial, desde o diagnóstico da morte até a abordagem humanizada dos familiares, que recebem apoio emocional e são informados sobre a possibilidade da doação de órgãos e tecidos. Para ser um doador de órgãos e tecidos, basta informar o desejo aos familiares.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba