O Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos vem ocupando, consecutivamente, lugar de destaque no ranking de captações e doações de córneas em Salvador. A unidade já realizou, desde a sua inauguração, em 2017, mais de 200 captações e doações, sendo 25 destas no mês de julho.
Durante o encontro ‘Processo de doação e transplante na Bahia: Dialogando o momento atual’, promovido na última semana pela Central Estadual de Transplantes e Banco de Olhos, o hospital teve os serviços do processo de doação reconhecidos. “É uma honra e felicidade muito grande sermos reconhecidos pela nossa dedicação. Fazemos um trabalho muito gratificante e que tem, sobretudo, um papel social; devemos isso à sociedade”, afirmou a enfermeira coordenadora da UTI e presidente da Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), Aline Botelho.
O processo de doação envolve toda a equipe assistencial, desde o diagnóstico da morte até a abordagem humanizada dos familiares, que recebem apoio emocional e são informados sobre a possibilidade da doação de órgãos e tecidos. A doação só é possível com o consentimento da família do doador.
Cada doação de córnea pode melhorar a qualidade de vida de até duas pessoas. As captações de córneas acontecem em parceria com a Captavisão e Banco de Olhos da Bahia.