Oferecer conforto, acolhimento e humanização. Com foco nesses ideais, o Serviço de Psicologia do Hospital da Mulher realiza, em conjunto com a equipe multidisciplinar da unidade, sessões de acolhimento aos colaboradores que fazem parte do quadro profissional do hospital.
O objetivo é contribuir para o bem-estar emocional da equipe, sobretudo durante o enfrentamento à pandemia da Covid-19. “A ideia é promover a diminuição do nível de ansiedade e ajudá-los a serem sujeitos ativos da situação que está acontecendo, de acordo com o cenário em que eles vivem, respeitando o contexto de cada um”, explica a coordenadora de psicologia do Hospital da Mulher, Mariana Britto.
As estratégias foram articuladas com o apoio da Comissão de Enfrentamento a Covid-19 do Instituto Fernando Filgueiras. Em média, serão realizados três encontros por semana, em grupos de no máximo cinco pessoas.
Em um espaço aberto de frente para o mar – em área reservada do próprio hospital -, os encontros têm como proposta levar leveza e conscientização aos profissionais. Para isso, serão utilizados momentos de fala, de descontração e relaxamento por meio de atividades como musicoterapia, incentivando a consciência de cada colaborador. “Também vamos trazer, nestes encontros, artigos motivacionais com notícias boas, para que a ansiedade possa ser dissolvida e que, através destas informações, cada um também possa ajudar um familiar, um vizinho ou amigo”, acrescenta Mariana.