Hospital da Mulher debate a importância da farmacovigilância na prática segura da utilização de medicamentos

O Hospital da Mulher debateu, na última sexta-feira (18), através do I Encontro de Farmacovigilância da unidade, a Importância da farmacovigilância na monitorização da prática segura com a utilização de medicamentos.

Idealizado pelo Serviço de Farmácia do hospital com o apoio do Núcleo de Segurança do Paciente, o encontro foi ministrado pela farmacêutica Juliana Ferreira Fernandes e contou com a presença de equipe multiprofissional.

Durante a atividade, foi reforçada a necessidade da farmacovigilância como forma de promover processos de cuidados seguros para as pacientes em toda a cadeia do uso de remédios. “Também foi ótimo para exemplificar de forma clara os tipos de eventos adversos que comumente ocorrem no ambiente hospitalar e que podem comprometer a segurança da paciente”, explicou a farmacêutica Elaine Alves.

“Foi muito gratificante poder contribuir com esse objetivo, pensando principalmente nas principais beneficiadas, que serão as pacientes atendidas na unidade”, afirmou a palestrante e farmacêutica Juliana Ferreira.

Farmacovigilância

Conforme a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Farmacovigilância é definida como a ciência e atividades relativas à identificação, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou quaisquer problemas relacionados ao uso de medicamentos.

Desta forma, cabe à farmacovigilância identificar, avaliar e monitorar a ocorrência dos eventos adversos relacionados ao uso dos medicamentos causados por desvios da qualidade, assim como inefetividade terapêutica, erros de medicação e uso de medicamentos para indicações não aprovadas no registro, além de uso abusivo, intoxicações e interações medicamentosas.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba