O Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB), unidade de referência localizada no município de Teixeira de Freitas, promoveu, na última semana, uma palestra voltada à capacitação das equipes de saúde sobre o acolhimento da população LGBTQIAPN+. A ação destacou a importância de oferecer um atendimento humanizado, respeitoso e livre de preconceitos, reforçando os princípios de equidade e dignidade no Sistema Único de Saúde (SUS).
Durante o encontro, foram discutidos os principais desafios enfrentados por pessoas LGBTQIAPN+ no acesso aos serviços de saúde, como discriminação, violência institucional e despreparo de parte dos profissionais. Também foram apresentadas legislações e portarias que garantem o direito a um atendimento digno, ético e inclusivo.
De acordo com o psicólogo Rodrigo Macêdo, conversar sobre o acolhimento no ambiente hospitalar é reafirmar o compromisso com um cuidado integral e humano. “Esse assunto deve ser cada vez mais conversado e normalizado na nossa comunidade. Não se refere apenas de tratar doenças, mas de reconhecer identidades, respeitar histórias e garantir que cada pessoa se sinta vista, segura e pertencente no espaço de cuidado”, compartilhou.
A iniciativa reforçou que acolher vai muito além de tratar a doença: envolve escuta ativa, uso do nome social, respeito à identidade de gênero, empatia e a atuação consciente de toda a equipe multiprofissional. “É muito importante reforçar o acolhimento no ambiente hospitalar. Fiquei feliz em participar e acredito que devemos valorizar a força das legislações existentes e o enfrentamento de situações que configuram crime. A iniciativa é válida e merece continuidade aqui no HECB”, afirmou Jane Inácio, auxiliar administrativa do ambulatório.
