‘Faça Bonito’: Serviço AME conscientiza sobre enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes

No mês de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, em adesão ao movimento nacional ‘Faça Bonito’, o Serviço de Atendimento a Mulheres que foram Expostas à Violência Sexual do Hospital da Mulher, o Serviço AME, promove ações de conscientização sobre a importância do combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes.

A iniciativa tem como data central o 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Durante todo o mês, o Serviço AME realizará atividades de sensibilização voltadas a colaboradores, pacientes e acompanhantes, destacando a importância da saúde, segurança e proteção de crianças e adolescentes. Como símbolo da campanha, a fachada da unidade será iluminada com a cor laranja até o fim de maio.

De acordo com dados da Polícia Civil, o último ano apresentou um aumento de aproximadamente 1,1% nos casos de violência sexual contra mulheres e meninas, em comparação com 2023. Para 2025, ainda segundo a corporação, há uma projeção de 7.300 a 7.500 casos até o final do ano.

A psicóloga do Serviço AME, Camila Uzeda, ressalta o papel da instituição ao disseminar a campanha. “Nosso papel, dentro deste contexto, é conscientizar sobre as diversas nuances desse tema tão complexo, bem como divulgar os locais e canais de denúncia. A maior arma que temos contra esse crime tão bárbaro é o conhecimento e a noção de responsabilidade coletiva”, destacou a profissional. “É sempre importante lembrar que, segundo o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), o dever de cuidar das nossas crianças deve ser compartilhado por toda a sociedade, poder público e família, pois a violência sexual contra crianças e adolescentes é um problema de todos”, reforçou.

Serviço AME

O Serviço AME, localizado no Largo de Roma, na Cidade Baixa, oferece atendimento especializado e multidisciplinar 24h a pacientes a partir de 12 anos. A equipe é composta por ginecologistas, psicólogas, assistentes sociais, enfermeiras e assessoria jurídica. Exames, profilaxia para HIV e ISTs, além de contracepção de emergência e atendimento integral são ofertados na unidade. Não é necessário apresentar Boletim de Ocorrência para ser atendida.

Em caso de suspeita de violação dos direitos de uma criança ou adolescente, é indicado procurar o Conselho Tutelar mais próximo, a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) ou realizar denúncia pelo Disque 100.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba