Entidades de saúde aprovam instalações do hospital da mulher

Representantes de entidades baianas de saúde, entre elas a Associação Baiana de Medicina (ABM) e a Associação de Enfermeiras Obstetras da Bahia (Abenfo), visitaram as dependências do Hospital da Mulher (HM), no Largo de Roma, em Salvador, nesta sexta-feira (6). Acompanhados do secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, eles conheceram cada detalhe da mais nova unidade hospitalar da Bahia, que é a segunda maior do Brasil voltada ao público feminino.

A inauguração será realizada na próxima segunda-feira (9), às 16h30, com a presença do governador Rui Costa. “Trata-se de um hospital que vai servir à comunidade baiana. Quem prestará o serviço são os profissionais de saúde. Nada mais justo que, antes de inaugurar, o Hospital da Mulher seja apresentado a eles, para que possam conhecer detalhadamente como funciona este equipamento”, afirmou Vilas-Boas.

A imprensa também conheceu a estrutura do HM nesta sexta (6). Na ocasião, o titular da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) informou que além da assistência em ginecologia, oncologia e mastologia, o hospital vai ofertar novidades, como o Serviço de Média Complexidade em Reprodução Humana Assistida. “Este será o primeiro centro da Bahia e um dos poucos centros do país a oferecer atendimento para casais inférteis dependentes do SUS. Aqui serão realizadas todas as investigações diagnósticas, procedimentos cirúrgicos e terapias clínicas necessárias para reverter a infertilidade conjugal”.

O presidente da Associação de Obstetrícia e Ginecologia da Bahia (Sogiba), Carlos Lino, comemora a criação do hospital de atendimento à mulher. “Tínhamos uma carência muito grande nessa área. A Bahia, durante muitos anos, tinha a necessidade de tratamento ginecológico, principalmente cirúrgico. Haverá a absorção de uma demanda muito grande, quanto à qualificação do atendimento”.

Representante da Comissão de Saúde e presidente da Comissão da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado (Alba), a deputada estadual e médica Fabíola Mansur também avalia como positiva a decisão de criar uma unidade de saúde que contempla de forma especializada e exclusiva as baianas. “Sabemos que existiam vários gargalos, como o tratamento dos miomas, emergências ginecológicas, cirurgias de câncer de mama, colo de útero e biopsias. Ver a resolutividade que isso vai trazer para as mulheres baianas me deixa muito feliz. O Governo do Estado começou o ano muito bem”.

O HM não abre na terça (10), dia subsequente à inauguração. O atendimento no ambulatório será iniciado na sexta (13) e começa a receber pacientes da regulação na segunda (16), mesmo dia de abertura da emergência ginecológica. Entre a inauguração e abertura do ambulatório, a unidade passará por procedimentos de higienização e treinamento de equipes já nas instalações do hospital.

 

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba