Em campanha Março Lilás, Hospital da Mulher lembra prevenção ao câncer do colo do útero

Apesar de se manifestar, em sua maioria, de forma silenciosa, o câncer de colo do útero é o terceiro tipo mais incidente em mulheres no Brasil, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Diante deste cenário, a campanha Março Lilás tem como principal objetivo lembrar e conscientizar o público feminino sobre a importância da prevenção à doença que, se diagnosticada e tratada em fase inicial, pode ter 100% de chances de cura.

Também chamado de câncer cervical, o câncer do colo do útero é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV), os quais provocam alterações celulares que podem evoluir para o câncer.

Nos casos mais avançados, os sintomas podem incluir sangramento vaginal de forma intermitente ou após a relação sexual, secreção vaginal alterada e dor abdominal, além de problemas urinários ou intestinais.

O exame Papanicolau é a principal forma de detecção da doença, que também pode ser diagnosticada através de exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos. De acordo com o último do INCA (2022), no entanto, 45,1% das brasileiras entre 25 e 64 anos nunca realizaram o exame preventivo de câncer de colo de útero por não acharem necessário.

Ainda de acordo com o INCA, para o ano de 2023 foram estimados 17.010 casos novos, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 13,25 casos a cada 100 mil mulheres. “Abordar o assunto e tentar conscientizar as mulheres é fundamental para mudarmos esse cenário, já que o diagnóstico tardio é comum e cerca de 35% dos casos resultam em morte”, afirma o coordenador do Serviço de Oncoginecologia do Hospital da Mulher, Adson Neves.

Desde a inauguração do Serviço de Oncologia Clínica, em 2018, o Hospital da Mulher oferta tratamento completo para a doença que representa uma média de 27% dos tratamentos realizados no Serviço, antecedido apenas pelo tratamento para câncer de mama (60%). Ao todo, mais de 130 mil atendimentos médicos já foram realizados pelo Serviço.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba