“Estava precisando fazer essa punção mamária e agora estou feliz da vida porque estou sendo atendida pelo Hospital da Mulher aqui na Policlínica de Simões Filho, estou achando tudo maravilhoso”. O depoimento de Lucinea Costa Santos, moradora de Jacuípe, reflete o sentimento das mulheres participantes da Campanha Outubro Rosa 2020 articulada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através do Hospital da Mulher, em uma parceria com as 16 Policlínicas Regionais de Saúde.
Equipes multiprofissionais do Hospital da Mulher realizaram, nesta sexta-feira (09), na Policlínica Regional de Simões Filho, punções de mama guiadas por ultrassonografia para diagnóstico do câncer de mama. Todos os fluxos da ação foram realizados em acordo com os protocolos de saúde e segurança preconizados pela Sesab, Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS).
O diretor geral da Policlínica de Simões Filho, Fernando Failla, acredita que a iniciativa beneficia as participantes em diversos aspectos e estima novas parcerias com o HM. “Essa iniciativa é extremamente importante, porque garante às mulheres o acesso mais rápido ao serviço, o que pode salvar vidas e outras coisas também importantes, como a autoestima da mulher. Estamos muito satisfeitos, os benefícios para as participantes são enormes”.
Dona Vanda Ribeiro gostou da ideia de não precisar sair de Simões filho para passar pelo procedimento. “Adorei o atendimento! Todo mundo alegre e sorridente, atendendo a gente com maior prazer. Fiz minha punção e estou confiante de que tudo vai dar certo na minha vida”.
No primeiro fim de semana de outubro, o município de Santo Antônio de Jesus foi o primeiro contemplado com a ação. No sábado (10), as equipes farão os procedimentos na Policlínica de Feira de Santana. Ao todo, cerca de mil mulheres serão beneficiadas durante toda a Campanha. “Esta ação vem para atender uma demanda já existente de pacientes com lesões na mama. Nosso objetivo é, principalmente no meio dessa pandemia, levar parte do Serviço de Mastologia até a paciente e à região delas, de maneira que as pacientes não precisem se deslocar para Salvador, ampliando a oferta desse procedimento”, explicou o coordenador do Serviço de Mastologia do Hospital da Mulher, André Dias.
Como funciona?
Cada Policlínica classificou as pacientes com perfil necessário à participação na ação. Em seguida, foram agendadas e disponibilizadas às pacientes as datas dos procedimentos com especialista do Hospital da Mulher.
A realização dos procedimentos seguirá durante os meses de outubro e novembro. Após a realização, identificada a necessidade de tratamento, a paciente será encaminhada para o Hospital da Mulher.