Educação Continuada do Hospital Professor Eládio Lasserre estimula saúde física e mental de colaboradores

“Para cuidarmos de alguém, precisamos nos cuidar primeiro”. Com este lema, a última sessão de educação continuada promovida pelo Hospital Professor Eládio Lasserre, em Salvador, reuniu a equipe assistencial da unidade para falar sobre cuidado físico, mental, social e espiritual dos colaboradores.

Promovido pela coordenação de enfermagem do HPEL, o evento contou com facilitadores profissionais de psicologia, enfermagem, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, além de momento de descontração com música ao vivo.

“Sempre falo que para a gente cuidar de alguém, precisa se cuidar primeiro. E esse cuidado é físico, mental, espiritual e social”, afirmou a facilitadora e psicóloga hospitalar Camila Santos. A profissional explica que, para que isto ocorra, é necessário montar estratégias de autocuidado e, se necessário, procurar ajuda profissional de psicólogo e psiquiatra.

Luto, resiliência e gerenciamento de estresse também foram temas abordados. “A ideia foi trabalhar no sentido da prevenção, para que estes profissionais possam realizar uma autoavaliação, procurar os meios necessários de cuidado e, consequentemente, prestar um bom serviço para a sociedade”, sustentou o bombeiro Florisvaldo Rodrigues.

Conforme o coordenador de enfermagem da emergência do HPEL, Gabriel Oliveira, o evento foi de fundamental importância. “Cada profissional que participou do evento sairá como multiplicador do cuidado ao próximo. Hoje ele vai conseguir sair daqui e visualizar no próximo possíveis sinais de alerta. Também vai conseguir ser um ouvinte e entender o profissional ao lado, sem preconceitos”.

 

 

 

 

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba