Dia Mundial do Câncer: Hospital da Mulher lembra importância da prevenção e equidade no controle da doença

Nesta sexta-feira (04), dia em que é lembrado o Dia Mundial do Câncer, o Hospital da Mulher, referência em tratamento oncológico feminino, reforça a importância da prevenção, detecção e equidade no controle da doença.
“O papel do Hospital da Mulher é fundamental no cenário do combate ao câncer não só pela quantidade de pacientes que nós tratamos, mas também pela qualidade do atendimento humanizado. Temos equipes com expertises na abordagem multidisciplinar, que possibilitam um atendimento de ponta às pacientes”, afirma o coordenador médico da Oncologia Clínica, Marcos Lyra.
O Serviço de Oncologia Clínica do Hospital da Mulher conta com equipe multidisciplinar composta por enfermeiras, médicas, farmacêuticas, nutricionistas, fisioterapeutas, técnicas de enfermagem, psicólogas e assistentes sociais. Ao todo, são disponibilizadas 20 poltronas e dois leitos para infusão de quimioterápicos. Desde a inauguração do Serviço, em 2018, já foram realizadas mais de 30 mil sessões de hormonioterapia e quimioterapia. Cerca de 900 mulheres são tratadas mensalmente na unidade.
O Hospital da Mulher oferta desde o diagnóstico ao tratamento de cânceres ginecológicos (29%), da mama (60%), de cabeça e pescoço (1%), além de sarcomas e cânceres gastrointestinais (9%). “Eu realmente não sei o que faria sem o Hospital da Mulher. Só me imagino perdida, sem saber o que fazer. Aqui encontrei o caminho para onde ir, com todo cuidado e profissionalismo no atendimento dos profissionais de saúde”, revelou a paciente Maria do Carmo, natural de Jequié, em tratamento contra um câncer no aparelho reprodutor.
Humanização
A humanização no atendimento se faz presente diariamente na unidade através de ações como musicoterapia, sessões de cinema e rodas de conversa. De acordo com a enfermeira coordenadora do Serviço de Oncologia clínica, Milena Durães, um dos objetivos do atendimento humanizado é aproximar a paciente e equipe multiprofissional. “Elas se sentem mais acolhidas, sentem prazer em ficar aqui. Procuramos desmistificar a imagem de que o tratamento é sofrido, doloroso, reforçando que elas podem passar por essa fase de forma mais leve”, pontuou.
A paciente Margarida Pereira passou por cirurgia e quimioterapia para tratamento de câncer de mama. “Às vezes eu pensava em desistir do tratamento, queria sair e não voltar mais. Mas o carinho que recebia da equipe me fazia desistir, então só posso agradecer”, contou.
Para a prevenção do câncer, é importante manter hábitos saudáveis como ter uma alimentação rica em alimentos de origem vegetal, praticar atividades físicas e manter o peso corporal adequado, além de não fumar, evitar a ingestão de bebidas alcoólicas e manter o acompanhamento em dia com o médico ginecologista.
Para ser atendida no Hospital da Mulher, é preciso que a paciente passe por uma avaliação na unidade básica do seu município e, sendo perfil, ela será cadastrada no Sistema Lista Única. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 0800 071 4000.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba