Dia Mundial do Câncer: Hospital da Mulher é referência em tratamento oncológico feminino

Corpo assistencial altamente qualificado, equipamentos de ponta e o que há de mais moderno em linhas de tratamentos do câncer. Um dos principais diferenciais do Serviço de Oncologia Clínica do Hospital da Mulher, no entanto, é o Tratamento com Amor. “O tratamento aqui é maravilhoso e, além disso, as pessoas são maravilhosas. Aqui é uma família. Todo mundo distribui amor, alegria e você se sente em casa”, garantiu a paciente Maria Emília Silva, de 73 anos, durante a penúltima sessão de quimioterapia para tratamento do câncer de mama. 

Inaugurado em 2018, o também denominado Tratamento com Amor, localizado em Salvador, oferta acompanhamentos, desde o diagnóstico ao tratamento, de cânceres ginecológicos (29%), da mama (60%), de cabeça e pescoço (1%), além de sarcomas e cânceres gastrointestinais (9%). 

Ao todo, são disponibilizadas 20 poltronas e dois leitos para infusão de quimioterápicos. Mais de 14 mil mulheres já passaram pelo Serviço, que dispõe de equipe multidisciplinar com enfermeiras, médicas, farmacêuticas, nutricionistas, fisioterapeutas, técnicas de enfermagem, psicólogas e assistentes sociais. Cerca de 900 mulheres são tratadas mensalmente na unidade, referência estadual para o tratamento oncológico feminino.

O coordenador médico do Tratamento com Amor, Marcos Lyra, lembra que trata-se de um mito a ideia de que cânceres são incuráveis e reforça que, na atualidade, os tratamentos para câncer são ainda mais eficientes e menos agressivos. “Se a gente tiver um bom atendimento, boa equipe profissional de saúde, tecnologia, integração e organização, aumentam consideravelmente as chances de cura dessa paciente”. 

Para prevenção do câncer, o profissional aconselha que as mulheres não deixem de procurar o mastologista, entre os 40 e 50 anos, para fazer a mamografia de rastreamento, além de que toda mulher em idade reprodutiva mantenha em dia o acompanhamento com o ginecologista. 

Dia especial

Instituído pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) como o Dia Mundial do Câncer, para lembrar a data, a quinta-feira (04) contará com programação especial para as pacientes que estiverem no hospital. Pensada pela equipe multidisciplinar da unidade, a ação distribuirá mimos para as pacientes oncológicas e realizará salas de espera informativas sobre o câncer. 

Como ser atendida?

Para ser atendida no Hospital da Mulher, é preciso que a paciente passe por uma avaliação na unidade básica do seu município e, sendo perfil, ela será cadastrada no sistema Lista Única. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 0800 071 4000.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba