Dia Internacional da Tireoide: Hospital da Mulher reforça importância da detecção precoce do câncer

O câncer da tireoide é o mais comum da região da cabeça e pescoço e afeta três vezes mais as mulheres, conforme apontam dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Nesta quarta-feira (25), data em que é lembrado o Dia Internacional da Tireoide, o Hospital da Mulher (HM) reforça a importância da detecção precoce do câncer e de estar atenta a possíveis alterações da glândula.
O Hospital da Mulher oferece tratamento em casos de tumores benignos e malignos da tireoide, considerando aspectos individuais de cada paciente, assim como apresentação e evolução dos nódulos. As pacientes diagnosticadas passam por consultas de avaliação, atendimento pré e pós-operatório ─ se necessária cirurgia ─, e são acompanhadas por equipe multiprofissional durante todo o tratamento. Até o mês de abril, mais de 17 mil atendimentos ambulatoriais foram realizados pela especialidade.
A detecção precoce do câncer da tireoide pode ser feita através de exames periódicos clínicos, laboratoriais ou radiológicos. “Se diagnosticado na fase inicial, os índices de cura são altos”, ressalta o coordenador do serviço de Cabeça e Pescoço, Lucas Silva.
Para a paciente Luzia Araújo, as idas regulares ao consultório médico foram importantes para diagnosticar a doença precocemente. “Eu sempre achei muito importante as consultas de prevenção contra o câncer da tireoide, sempre fiz todo ano. Inclusive, os resultados anteriores eram sempre bons, não tinham variação. Mas desta vez apresentou e fiz todo o tratamento no Hospital da Mulher”, relatou.
Histórico familiar, histórico de irradiação e dietas pobres em iodo aumentam o risco de desenvolvimento de nódulos na tireoide. Em casos mais avançados, são apresentados sintomas como rouquidão, sensação de falta de ar e dificuldade de engolir alimentos.
Como ser atendida
Para ser atendida no Hospital da Mulher, é preciso que a paciente passe por uma avaliação na unidade básica do seu município e, sendo perfil, ela será cadastrada no sistema Lista Única. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 0800 071 4000.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba