Comissão de Humanização e Oncologia Clínica do Hospital da Mulher realizam programação diversa em campanha Outubro Rosa

O mês de conscientização e prevenção do câncer de mama segue com programação diversa no Hospital da Mulher, em Salvador. Através da Comissão de Humanização, o Serviço de Oncologia Clínica (Tratamento com Amor) promove ações educativas de saúde, beleza e bem-estar, com realização de rodas de conversa, momentos de maquiagem e musicoterapia.

Tais momentos levam alegria e também elevam a autoestima das pacientes em tratamento oncológico. “Neste mês de outubro, intensificamos as ações voltadas para orientação quanto à prevenção do câncer de mama. Ensinamos a realizar o autoexame e reforçamos a importância da realização dos exames de rotina; tudo isso de forma leve, com dinâmicas, música e momentos de beleza”, ressaltou a coordenadora de enfermagem do Tratamento com Amor, Gabriela Silva.

Além de alertar para a prevenção do câncer de mama, a campanha Outubro Rosa também reforça a importância de estar atenta à prevenção do câncer do colo do útero. Em parceria com o laboratório de Citopatologia da unidade, foi realizado o ‘Jogo da Prevenção’. O momento promoveu interação e permitiu disseminar informações seguras acerca do câncer do colo do útero que, de acordo com Instituto Nacional de Câncer (Inca), com exceção dos tumores de pele, é o terceiro tipo mais incidente entre as mulheres.

Para a paciente Débora Oliveira, estas ações tiveram significado especial. “Foi muito importante para mim, a música e maquiagem me animaram e saí dali muito feliz”, concluiu.

Câncer de mama
Conforme o Ministério da Saúde, o câncer de mama é um grupo heterogêneo de doenças com comportamentos distintos.
O câncer de mama é o mais incidente em mulheres, representando 25% do total de casos de câncer femininos no mundo e a quinta causa de morte por câncer em geral, sendo a causa mais frequente de morte por câncer em mulheres.
A incidência do câncer de mama tende a crescer progressivamente a partir dos 40 anos. Mas, em grande parte dos casos, pode ser detectado em fases iniciais, o que aumenta as chances de tratamento e cura.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba