Com programação educativa, Hospital Eládio Lasserre encerra ações do Setembro Amarelo

Profissionais de saúde, pacientes e visitantes do Hospital Professor Eládio Lasserre (HPEL), localizado no bairro de Cajazeiras, em Salvador, participaram, na última semana, do encerramento das ações voltadas ao Setembro Amarelo, campanha cujo objetivo é prevenir e conscientizar a população sobre o suicídio.
Organizada pela Comissão de Humanização da unidade, a programação contou com ações como a palestra ‘O que saber sobre suicídio’, mediada pelo coordenador de enfermagem da emergência do HPEL, Gabriel Oliveira, e o debate de pontos relevantes para a assistência integralizada à pessoa com tentativa ou intenção suicida, mediado pela psicóloga da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Marília Sena.
Durante a programação, foram discutidos fatores como a identificação de sinais, oferta e busca por ajuda.“Este ato é um marco na pactuação do hospital com o movimento mundial de prevenção ao suicídio”, pontuou Gabriel Oliveira.
De acordo com a psicóloga Marília Sena, é de extrema importância que as informações passadas circulem entre a população para que seja possível criar uma cultura de psicoeducação e acolhimento às pessoas em risco de suicídio e sua rede de apoio.“Por isso abordamos temas como a identificação da vulnerabilidade – social, biológica, econômica ou psicológica -, além dos mitos e a assistência integral terem sido reforçados e pontuados como fundamentais para prevenção e posvenção no cuidado à pessoa e seus familiares”, explica a psicóloga.
“O hospital possui um papel fundamental na rede institucional, sendo parceiro dos locais de referência e tratamento de pessoas em emergência psíquica. Precisamos falar sobre suicídio para salvarmos vidas!”, concluiu Marília.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba