As mulheres com algum tipo de câncer que realizam tratamento no Hospital da Mulher, em Salvador, terão um novo local de acolhimento e cuidado, além do suporte de um polo de pesquisa sobre a doença. Nesta terça-feira (8), o governador Rui Costa, acompanhado da secretária da Saúde do Estado Adélia Pinheiro, inaugurou a Casa de Apoio à Mulher com Câncer (CAMC) e o Centro de Ensino e Pesquisa, ambos localizados no bairro do Monte Serrat, na capital.
Criada com o objetivo de garantir a continuidade do tratamento das pacientes residentes em municípios distantes acima de 100 km de Salvador, a Casa de Apoio à Mulher com Câncer abriu oficialmente as portas para receber pacientes e acompanhantes que, além de hospedagem, terão acesso a terapias ocupacionais, oficinas de capacitação e atendimento nutricional e psicológico. Com projeto que contempla um casarão, mirante, consultórios, salão de atividades e área externa, o espaço contará com investimento de mais de R$ 3,3 milhões, entre obras físicas e mobiliário. No local, as pacientes vão contar com dormitórios com capacidade para 45 pessoas, banheiros adaptados, refeitório, cozinha experimental, além de área de convivência.
De acordo com levantamento do Hospital da Mulher, cerca de 62% das pacientes que realizam tratamento oncológico no local são do interior do estado. Em cinco anos de funcionamento, a unidade realizou mais de 2,5 milhões de exames e consultas. “Os espaços vão dialogar com o Hospital da Mulher e vão buscar abrigar pesquisas sobre os cânceres que envolvem as mulheres e também funcionará como uma casa de acolhimento para a mulher socialmente vulnerável que precisa fazer o tratamento e mora em alguma cidade da Bahia. Agora, ela vai ser acolhida ali durante todo o processo de atendimento”, explica Rui.
De acordo com a secretária Adélia Pinheiro, a Casa e o Centro de Ensino oferecerão um serviço integrado em prol da assistência imediata de pacientes, além de um polo de pesquisa sobre o tratamento do câncer. “É mais que necessário fornecer todo esse apoio a essas mulheres que estão em tratamento oncológico. Com mais esse passo, o Hospital da Mulher se consolida como referência no atendimento e acolhimento e em pesquisa em todo o estado”, destaca a secretária da Saúde da Bahia.
Referência em pesquisa sobre o câncer
O complexo também abrigará o Centro de Ensino e Pesquisas, que funcionará como um polo de estudos sobre o câncer na Bahia. O centro teve um investimento superior a R$ 2 milhões entre obra e equipamentos, e conta com recepção/espera, CPD, salas reunião, sala de auditor, sala de informática, área técnica, visita técnica, consultórios, almoxarifado, sala freezers, sala insumos, sala dos pesquisadores e ambientes de apoio, além de auditório com 218 lugares, midiateca e salas para treinamento.
De acordo com o diretor do Hospital da Mulher, Marco Antônio Andrade, a Casa de Apoio terá a atuação de 90 profissionais de saúde entre médicos, psicólogos, nutricionistas, além de pesquisadores da Secretaria da Saúde da Bahia que atuarão no Centro de de Ensino e Pesquisa.