Com Horta Afetiva e Nutrição Sustentável, Hospital da Mulher conquista selo de qualidade Green Kitchen

O Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos conquistou, nesta semana, o selo Green Kitchen 2022 e passa a ser uma das três unidades hospitalares a receberem o título na região Nordeste. A certificação é um reconhecimento à qualidade e aprimoramento contínuo das práticas sustentáveis em todo o processo de produção de alimento, bem como no estímulo à alimentação saudável no ambiente hospitalar.

O selo Green Kitchen é uma iniciativa da Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (Fupam), a qual avalia aspectos como sustentabilidade ambiental na utilização de alimentos naturais, uso de produtos de limpeza biodegradáveis e sem elementos tóxicos em sua composição, adequação do ambiente de preparo dos alimentos, realização de treinamentos e capacitação das equipes profissionais, além de relação respeitosa do serviço com clientes, equipe de trabalho, fornecedores e comunidade. Ao todo, 53 itens passam por avaliação.

A coordenadora do serviço de Nutrição do Hospital da Mulher, Renata Menezes, destaca que, para a obtenção do selo, foi necessário o engajamento de toda equipe e apoio da diretoria da unidade.  “Para nós, sermos uma Cozinha Verde é motivo de orgulho, pois reforça um dos nossos valores: a responsabilidade social e ambiental. Com a produção de alimentos de forma higiênica e segura, livre de aditivos químicos, priorizando os alimentos naturais, associada aos cuidados com a água e com os resíduos — incluindo a coleta seletiva —, nós do serviço de Nutrição do Hospital da Mulher conseguimos garantir os benefícios de um prato bem preparado, preservando os sabores naturais e uma digestão tranquila”, assegurou Renata.

Para a profissional, a expectativa é de que o selo propicie um processo de melhoria contínua no serviço ofertado, pois toda a equipe continuará trabalhando de forma adequada para manter a certificação anualmente.

Horta Afetiva

Fruto do programa Pró-Verde Mulher e do Programa de Aprimoramento em Nutrição 2022.1, uma iniciativa do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, a unidade dispõe de uma Horta Afetiva que, atualmente, é um recanto de cultivo, carinho e cuidado com a participação de pacientes, acompanhantes e colaboradores da Casa da Mulher.

Através da Horta, é possível produzir, de forma orgânica, folhosos, legumes, temperos e Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) para o consumo das pessoas que estão sob os cuidados da unidade. Todo o processo é supervisionado por profissionais da Nutrição.

A paciente Maria Júlia de Jesus realiza quimioterapia no hospital e, há um mês, está hospedada na Casa da Mulher. “Aqui colhemos couve, rúcula, cenoura e outros. Foi uma ótima experiência poder ajudar a colher e consumir meu próprio alimento”, compartilhou.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba