Centro de Ensino e Pesquisa do Hospital da Mulher publica primeiro artigo científico em Congresso Brasileiro de Mastologia

Inaugurado em março deste ano, o Centro de Ensino e Pesquisa do Hospital da Mulher já produz resultados. Através do Serviço de Mastologia da unidade, em parceria com o Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (UFBA), o Centro teve o relato de caso ‘Dermatomiosite: uma síndrome paraneoplásica rara no câncer de mama’ aprovado e exposto no XXIV Congresso Brasileiro de Mastologia, em Salvador.

Realizado entre 20 e 23 de abril, o evento promovido pela Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) discutiu principais temas da Mastologia e áreas afins, com a presença de convidados nacionais e internacionais. “Esta publicação é a primeira de um enorme volume de conhecimento científico a ser desenvolvido pelo Centro de Ensino e Pesquisa da unidade”, assegurou o coordenador do Serviço de Mastologia, André Dias.

Contando com a presença e participação de equipe multiprofissional do Hospital da Mulher, o Congresso promoveu debates sobre políticas públicas, tratou de inovações com objetivo de controle ou cura nos variados cenários clínicos, além de técnicas de reconstrução mamária. Entre a programação diversa, também foram realizados cursos sobre técnicas de biópsias mamárias radioguiadas.

“A discussão destes temas tem grande relevância, já que amplia as possibilidades de tratamento das nossas pacientes com câncer de mama, promovendo mais segurança oncológica, conforto, bem-estar e melhores resultados cosméticos”, destacou André.

Com uma equipe de 30 especialistas de alto rigor técnico e Programa de Residência Médica em Mastologia, o Hospital da Mulher é certificado pela Breast Centre Network como primeiro hospital da Bahia e o segundo do Norte-Nordeste a integrar a Sociedade Internacional de Senologia (Mastologia).

O Serviço de Mastologia do Hospital da Mulher realiza desde cirurgias simples às de alta complexidade, como mastectomias com reconstrução imediata. Desde 2017, mais de 9.250 procedimentos cirúrgicos da mama já foram realizados pela unidade.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba