A Comissão de Humanização da Casa da Mulher proporcionou um dia diferente para Dona Heloísa Maria, paciente em cuidados paliativos na unidade: um dia de passeio na praia.
A própria Heloísa pediu para realizar a atividade, já que estava disposta a espairecer. A praia que fica nas proximidades da Casa foi o local escolhido para contemplar o mar na companhia de seus “amiguinhos”, maneira carinhosa a qual ela se refere à enfermeira, fisioterapeuta, psicóloga, assistente social e auxiliar que convivem com ela na unidade.
O momento foi tão estimulante, que a paciente já tem planos para retornar. “Estou muito feliz! Adorei e espero voltar outras vezes com meus amiguinhos. Da próxima vez, sem a cadeira de rodas; já estou fazendo fisioterapia e na próxima virei andando!”, garantiu.
Os passeios terapêuticos são uma das ferramentas de cuidado utilizadas para proporcionar bem-estar emocional às pacientes. “Além de promover a saída do ambiente hospitalar, resgata memórias afetivas, estimula a autonomia da paciente e permite que ela resgate sua subjetividade em meio ao seu diagnóstico e prognóstico”, explica a psicóloga Kalena Ferraz.
Casa da Mulher
Pacientes são encaminhadas à Casa de Apoio da Mulher, no Monte Serrat, através do Serviço Social do Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos. São admitidas no local as hóspedes que, durante a evolução do tratamento, necessitem de domicílio em Salvador, morem no interior da Bahia e/ou realizem cuidados paliativos.
A Casa de Apoio dispõe de amplo espaço com 45 dormitórios, refeitório, banheiros adaptados, cozinha experimental, salão de atividades e área de convivência, além de fornecer oficinas de capacitação, terapias ocupacionais e atendimento nutricional e psicológico. Ao todo, cerca de 90 profissionais de apoio e assistência atuam na unidade.