Cartas estreitam distância entre familiares e pacientes internadas no Hospital da Mulher

Usada como a principal forma de correspondência séculos atrás, a carta ainda é carregada de significados e sentimentos, sobretudo se trocada entre pessoas queridas. Diante das restrições de visita e da necessidade de isolamento devido ao novo coronavírus (Covid-19), o Serviço de Psicologia do Hospital da Mulher encontrou na utilização da correspondência escrita uma forma de estreitar a distância e também auxiliar no enfrentamento do processo de hospitalização das pacientes internadas.

Josefa de Jesus Santos foi uma das pacientes que tiveram a surpresa de receber cartas. Acompanhada da equipe multiprofissional na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Josefa celebrou o dia do seu aniversário e, junto à mensagem enviada pelos familiares, um cartaz com fotografias lembrou a importância da data e do vínculo também durante a hospitalização. “Gostei demais da surpresa!”, contou Josefa, carinhosamente chamada pela equipe de “Zefinha”.

Conforme a coordenadora de Psicologia do Hospital da Mulher, Mariana Britto, o cuidado com a saúde emocional dos que estão inseridos no atual contexto de pandemia se torna ainda mais relevante e, para tanto, o fortalecimento dos recursos internos para a travessia deste momento se torna fundamental. “Por isso a gente pensou nessa ação em que a família traz uma carta – que a gente pode plastificar, higienizar e trazer para a paciente com todo o cuidado -, para aproximar a família da paciente nesse dia tão importante”, concluiu Mariana.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba