Em adesão à Campanha Agosto Lilás, o Serviço de Atendimento a Mulheres Expostas à Violência Sexual do Hospital da Mulher (AME) reforça, durante todo o mês, a necessidade de enfrentamento aos tipos de violência à mulher, em especial à violência sexual, para a qual a unidade oferece atendimento multidisciplinar integral, durante 24h por dia, todos os dias.
Através de equipe multidisciplinar e da Comissão de Humanização, a unidade realiza, até o fim do mês, salas de espera, rodas de conversa temáticas e atividades lúdicas para pacientes, acompanhantes e colaboradores. A acompanhante Lúcia Helena participou atenta do bate-papo realizado nesta quinta-feira (24), na Casa da Mulher. “É muito importante falarmos sobre violência contra a mulher. Eu mesma já passei por isso e sei que com atividades assim a gente pode aprender e reproduzir a informação para as nossas amigas”, compartilhou.
Tipificados pela Lei Maria da Penha (nº11.340), assinada em 7 de agosto de 2006, são cinco os tipos de violência doméstica e familiar contra mulheres: Violência física, psicológica, moral, patrimonial e sexual. A violência sexual é entendida como qualquer ato ou contato sexual onde a vítima é usada para a gratificação sexual de seu agressor sem seu consentimento, por meio do uso da força, intimidação, coerção, chantagem, suborno, manipulação e ameaça.
AME
Voltado a pacientes a partir de 12 anos, o Serviço AME é composto por equipe multiprofissional com médicas, enfermeiras, farmacêuticas, assistentes sociais, psicólogas e assessoria jurídica. Atua em parceria com o Ministério Público, o Instituto Médico Legal (IML) e a Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM-BA), além de conselhos de saúde regionais. Desde a inauguração do Serviço, em 2017, já foram realizados mais de 1200 atendimentos na unidade.
As pacientes podem chegar ao AME por meio da chamada ‘porta aberta’, sem necessidade de agendamento prévio, através de órgão judicial e policial, Instituto Médico Legal (IML), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Delegacia Especial de Atenção à Mulher (DEAM), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Central Estadual de Regulação da Bahia (CER-BA). Para mais informações: (71) 3034-5005, (71) 4141-6520 ou Whatsapp (71) 8350-2942.