HM e HECB participam de evento de alta complexidade em oncologia da região Nordeste

O Hospital da Mulher (HM) e o Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB) participaram, na segunda-feira (15/12), da Oficina das Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACONS) – Região Nordeste, realizada em Recife. O evento reuniu representantes do Ministério da Saúde, secretários estaduais, diretores técnicos e profissionais da área para debater desafios e compartilhar experiências relacionadas à assistência oncológica de alta complexidade.

Representando o Hospital da Mulher, a coordenadora de Anatomia e Citopatologia, Gleisequelle Souza, abordou as experiências da unidade na assistência de alta complexidade em oncologia. Já o Hospital Estadual Costa das Baleias foi representado pelo Diretor Assistencial do Instituto Fernando Filgueiras, Lamartiny Gonçalves, que compartilhou estratégias adotadas para otimizar o fluxo de pacientes e fortalecer a gestão do cuidado.

Durante as abordagens, foram destacadas as ações do Núcleo de Apoio Especializado (NAE), criado para dar maior celeridade aos processos de exames, consultas, cirurgias e procedimentos, garantindo o cumprimento da Lei dos 60 Dias — que determina o início do tratamento oncológico em até dois meses após o diagnóstico por biópsia.

Na ocasião, foi apresentado pelo Secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Mozart Sales, que o Hospital da Mulher foi a unidade de saúde com maior produção de anatomia patológica e citopatologia para câncer de mama e câncer do colo do útero em toda a região Nordeste. Para Gleisequelle, o destaque demonstra a qualidade do trabalho desenvolvido. “Isso comprova que o HM cumpre os requisitos de registro e produção e, principalmente, evidencia a excelência no tempo de liberação do diagnóstico e no manejo da paciente oncológica dentro da unidade. Além disso, foi interessante poder comprovar o quanto de trabalho de excelência estamos realizando para as nossas pacientes.”, destaca.

Na avaliação de Lamartiny Gonçalves, a Oficina foi extremamente relevante e produtiva. Segundo ele, o encontro proporcionou um espaço qualificado para troca de experiências, alinhamento de estratégias e discussão dos principais desafios enfrentados pelos serviços de oncologia da região. “As abordagens apresentadas contribuíram para o fortalecimento das práticas assistenciais, da gestão do cuidado e da integração entre as unidades. Foi um momento fundamental para a construção coletiva de soluções voltadas à melhoria da qualidade da atenção oncológica”, conclui.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba