Em fortalecimento à Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, o Hospital da Mulher recebeu, na última semana, a visita do movimento percussionista ‘Filhas do som’. Articulada pela Comissão de Humanização, a ação faz parte da campanha Julho das Pretas, cujo objetivo é fortalecer e valorizar a luta pelos direitos das mulheres negras.
Com muito som e alegria, o grupo mobilizou pacientes, acompanhantes, visitantes e colaboradores, que se reuniram na entrada do hospital para acompanhar a apresentação.
Durante o evento, as pacientes puderam participar da roda de dança e tocar instrumentos de percussão. A paciente Margarida Evangelista agradeceu a visita e momento proporcionado. “Amei, eu gosto de folia, gosto de sambar, gosto de me divertir. O que eles fizeram aqui hoje foi incentivar os outros, incentivar as mulheres pretas. Precisamos nos amar, precisamos nos aplaudir de pé e ter orgulho de nós mesmas”, afirmou.
A programação especial ainda contou com uma oficina de turbantes para as pacientes do Tratamento com Amor (Serviço de Oncologia), realizada na última semana. A assistente social Fernanda Borges ministrou uma das atividades e ressaltou a importância da campanha. “Foi emocionante e extremamente importante para mim, não só como profissional, mas como mulher negra, poder vivenciar essa experiência de muita representatividade. O retorno das pacientes foi bastante positivo e deu para perceber o quando elas se sentiram felizes e representadas ao se verem de turbantes”, refletiu Fernanda.
