O Hospital da Mulher (HM) realiza, no mês de janeiro, atividades integrativas e de conscientização sobre a importância da atenção e do autocuidado em relação à saúde mental. Durante todo o mês, pacientes, acompanhantes e colaboradores participam de ações como rodas de conversa, sessões de meditação e oficinas de pintura.
Como parte da programação, na última semana, o Serviço de Psicologia, em parceria com a Comissão de Humanização, realizou uma roda de conversa para pacientes e acompanhantes do Serviço de Oncologia, também conhecido como Tratamento com Amor. A coordenadora de psicologia, Marta Moreira, ressaltou a importância do cuidado com a saúde mental, em especial durante o tratamento oncológico. “Esses momentos são muito importantes para as pacientes e familiares, pois, além de aprenderem mais sobre saúde mental e sua importância durante o tratamento oncológico, elas puderam ouvir como cada uma lida com este momento, seja através da fé e espiritualidade ou com o tratamento psicológico”, explicou.
Uma das participantes da roda de conversa no Tratamento com Amor, a acompanhante Marisa Rodrigues enfatizou o impacto da iniciativa no contexto do Janeiro Branco. “Durante esse mês podemos perceber o quão importante é cuidar da nossa mente, seja com atividades físicas, boas amizades ou terapia; fazer coisas que nós gostamos de fazer e que nos façam bem, para podermos seguir e cuidar do outro”, concluiu.