Profissionais do Hospital da Mulher fazem cirurgia ao vivo em congresso no Chile

O Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos esteve representado pelos especialistas em endometriose e cirurgia minimamente invasiva Alexandre Amaral e Paulo Vitor Soares no II Congresso Capítulo de Cirurgia Minimamente Invasiva e Sociedade Chilena de Medicina Reprodutiva, realizado neste mês na cidade de Coquimbo, no Chile. 
Organizado pela Sociedade Chilena de Obstetrícia e Ginecologia (SOCHOG) e pela Sociedade Chilena de Medicina Reprodutiva (SOCMER), o congresso contou com profissionais renomados e condecorados. No primeiro dia de evento, Alexandre Amaral ministrou uma palestra e realizou uma videolaparoscopia ao vivo, moderada pelo francês Michel Canis, atual presidente da Associação Americana de Laparoscopistas Ginecológicos (AAGL).
Com o tema ‘Quais são as fronteiras e desafios atuais da cirurgia ginecológica minimamente invasiva?’, o ginecologista abordou as atuais limitações da cirurgia videolaparoscópica e os novos desafios relacionados ao surgimento e aprimoramento de tecnologias que são utilizadas para o tratamento da endometriose. “O nosso estado possui um centro de referência para o tratamento da endometriose; o Hospital da Mulher é o lugar que conseguimos levar qualidade de vida e acolhimento para as pacientes que tratam a endometriose na Bahia”, destacou.
No segundo dia de evento, Alexandre Amaral e Paulo Vitor Soares realizaram um procedimento ao vivo, moderado pelo professor Michel Canis. A cirurgia foi uma videolaparoscopia para tratamento de uma paciente com endometriose que necessitava de uma histerectomia (remoção do útero). “Apesar de ser uma cirurgia desafiadora, conseguimos realizá-la com o mínimo de sangramento possível, com uma boa execução e um bom tempo. Tudo ocorreu bem e a paciente hoje já se encontra ótima”, afirmou Amaral.
Para o também coloproctologista Paulo Vitor, dividir conhecimentos com colegas e representar o Hospital da Mulher em outro país foi uma experiência enriquecedora. “O Brasil hoje é um país de referência em tratamento de endometriose no mundo. Foi muito gratificante poder estar ao lado de grandes profissionais e poder trocar ideias e conhecimento com eles. Também foi engrandecedor poder conhecer um pouco do sistema público de saúde do Chile”, compartilhou.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba