AME, Serviço de Atenção às Mulheres em Situação de Violência Sexual do Hospital da Mulher, participa de projeto do TelessaúdeBA

O AME, Serviço de Atenção às Mulheres em Situação de Violência Sexual do Hospital da mulher, participou, na tarde desta quinta-feira (17), do projeto TelessáudeBA.

Com representação da assistente social do AME, Edilene Santana, na Webpalestra, foi debatido o Acolhimento de crianças e adolescentes em situação de violência sexual. A apresentação pôde ser assistida online, de qualquer lugar do mundo, através do link www.telessaude.ba.gov.br/participe.

Conforme a assistente social Edilene Santana, o debate do tema é fundamental, por ser um assunto complexo, de difícil abordagem e que ainda causa tabus na sociedade. “Participar de serviços como a Webpalestra se mostra muito importante, pois a discussão nos espaços públicos consegue chamar atenção das pessoas para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes e também para a garantia dos direitos sexuais destes sujeitos”, afirma.

Serviço AME

O AME, localizado no Hospital da Mulher, em Salvador, presta atendimento 24 horas por dia, durante os sete dias na semana, a mulheres e adolescentes a partir de 12 anos que foram vítimas de abuso sexual.

O serviço atua em parceria com o Ministério Público, o Instituto Médico Legal (IML) e a Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM-BA), além de conselhos de saúde regionais. Composto por uma equipe multiprofissional com médicos, enfermeiros, farmacêuticos, assistentes sociais e psicólogos, o AME acolheu desde a sua inauguração, em janeiro de 2017, 169 pacientes entre mulheres e adolescentes.

As pacientes podem chegar ao AME por meio da chamada ‘porta aberta’ – que abrange toda a demanda espontânea do serviço –, através de órgão judicial e policial ou ainda referenciadas pela Central de Urgências do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

TelessaúdeBA

Voltado aos diversos profissionais da Atenção Básica (AB), o TelessaúdeBA é um projeto que oferece apoio e assistência especializada aos profissionais da área de saúde, com o objetivo de Ampliar a resolubilidade e fortalecer a Estratégia da Saúde da Família em toda a Bahia.

Para isso, oferta serviços de Teleconsultoria, Segunda Opinião Formativa, Tele-Educação e Telegestão, dirigidos a todos os profissionais de saúde na Atenção Básica (AB) que compõem as equipes de Saúde da Família, Núcleo de Apoio a Saúde da Família, Consultório na Rua, Provab, Mais Médicos, Programa Saúde na Escola (PSE) e Academia da Saúde. A plataforma está disponível em qualquer lugar e a qualquer hora, por meio de computadores fixos, portáteis ou dispositivos móveis.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba