Já no clima do São João, celebrado oficialmente em 24 de junho, a Comissão de Humanização do Hospital da Mulher promoveu, nesta semana, uma tarde de animação para as pacientes do internamento. A iniciativa foi realizada em parceria com o grupo voluntário Renascer da Terceira Idade.
Ao som do tradicional forró, as voluntárias percorreram as enfermarias levando alegria às pacientes e colaboradores da assistência. Para a paciente Cássia Albergaria, uma das beneficiadas com o São João do Hospital da Mulher, o festejo foi uma forma de esquecer as tensões. “Um trabalho belíssimo. Eu não estava bem, e isso me fez esquecer um pouquinho; fiquei alegre de ver tanta alegria compartilhada. Quando estamos no meio de pessoas felizes, é contagiante. Levamos estes pequenos momentos para a vida toda”, celebrou.
A celebração das festividades juninas ganhou um novo significado nos corredores da unidade, se revelando como um respiro emocional e promovendo o bem-estar psicológico das pacientes internadas. A coordenadora do Serviço de Psicologia do HM, Marta Moreira, destaca que a promoção deste tipo de ação proporciona um momento de acalento e reforço à cultura das pacientes. “O internamento pode ser uma experiência estressante para as pacientes e seus familiares, e é um dever da equipe multidisciplinar promover bem-estar e qualidade de vida durante a hospitalização. O São João é uma celebração típica do nordeste, as pessoas se conectam de diferentes formas com o mês junino e as festas juninas, então é importante integrarmos o calendário da nossa cultura às vivências dentro do hospital”, afirmou.