Serviço AME do Hospital da Mulher aborda violência à mulher em XIII Congresso Brasileiro de Queimaduras

O Serviço de Atendimento a Mulheres Expostas à Violência Sexual (Serviço AME) esteve representado, através da diretora médica do Hospital da Mulher e coordenadora do AME, Jamile Martins, no XIII Congresso Brasileiro de Queimaduras, realizado na última semana, em Salvador.

A mesa ‘Violência contra a mulher’ abordou a utilização de ácido sulfúrico, álcool e outros elementos como forma de provocar queimaduras em mulheres, o que configura uma forma de violência de gênero. “Por ser uma violência física que gera cicatrizes, também pode ser considerada violência psicológica”, explicou a mediadora e professora Raquel Pan.

O debate, que também contou com a participação da superintendente da Secretaria de Política para as Mulheres (SPM), Camila Batista, ainda ressaltou a construção histórica e social da violência de gênero, seu papel na sociedade e como a violência à mulher se constitui como um problema de saúde pública ao redor do mundo.  

Realizado pela Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), o Congresso tratou a interdisciplinaridade e inovação na área dos cuidados às queimaduras. “Este evento é uma das maneiras de oportunizarmos melhorias para os serviços e de darmos espaço para o debate da violência que, infelizmente, atinge mulheres de todo o mundo. Falar de queimaduras como violência de gênero é preciso”, destacou a coordenadora do AME, Jamile Martins.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba