Profissionais de saúde da UPA de Jequié participam de capacitação promovida pelo Ministério da Saúde e Hospital Albert Einstein

Profissionais de saúde da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Eunice Jesus Leal Almeida (Dona Dite), localizada em Jequié, no sudoeste da Bahia, participaram, na segunda (17) e terça-feira (18), da capacitação em Urgência e Emergência Adulto realizada no Centro de Simulação Realística do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEP), em São Paulo.

Resultado de uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Hospital, a capacitação foi ofertada por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

Para a enfermeira e coordenadora Roberta Pires, a atualização foi uma experiência única. “Lá pude, através da simulação realística, aprimorar minhas habilidades para executar a assistência de enfermagem em situação de emergência com agilidade e segurança”, contou.

Durante os dois dias de aprendizado, profissionais de diversas partes do Brasil desfrutaram de aulas teóricas e práticas com simulação realística. Na ocasião, ainda foram abordados temas como a síndrome coronária aguda, acidente vascular cerebral, além de assistência a paradas cardíacas e arritmias.

“É impressionante o quanto a gente pode aprender em um curto espaço de tempo, junto aos médicos que atuam lá e com a metodologia que eles têm. Com isso, voltamos com mais sede de aprender, de estudar e de estar cada vez mais atualizado para oferecer um acolhimento de excelência aos nossos pacientes”, afirmou o médico Saul Souza.

PROADI-SUS

Iniciativa do Ministério da Saúde, o PROADI-SUS é o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde criado com o objetivo de promover o desenvolvimento da saúde para a população em parceria com hospitais de excelência reconhecida.

Estas unidades de saúde contribuem apresentando projetos para serem executados em um período de três anos. Durante o período, são realizados projetos em áreas como Capacitação de recursos humanos e Desenvolvimento de técnicas e operação de gestão em serviços de saúde.

O Instituto

O IIEP, localizado em São Paulo, é um instituto de Ensino especializado na difusão do conhecimento na área de saúde. O centro tem como proposta estimular a evolução contínua de alunos e profissionais do Hospital Israelita Albert Einstein, além de outras instituições.

Para isso, o centro aposta em inovação através de meios de ensino e treinamento como o Centro de Simulação Realística, o Centro de Experimentação e Treinamento em Cirurgia e bibliotecas virtuais.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba