Hospital Eládio Lasserre registra captação de córneas e beneficia pacientes em fila de espera

O Hospital Professor Eládio Lasserre (HPEL) registrou, na madrugada da última quinta-feira (23), a primeira captação de córneas deste ano da unidade, após decisão de familiares de um doador de 40 anos diagnosticado com morte encefálica.

Com o gesto, através da Organização de Procura de Órgãos (OPO) e da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), dois pacientes que aguardavam na lista de espera de transplantes serão beneficiados.

A doação só é possível com o consentimento familiar do doador. Para isso, após a constatação da morte encefálica, os familiares são informados sobre o óbito do paciente e recebem apoio emocional de uma equipe especializada que oferece a possibilidade de doação dos órgãos e tecidos.

“Esta captação é fruto do trabalho de toda a equipe assistencial desde o diagnóstico de morte encefálica e seu fechamento junto à Central de Transplantes, até a abordagem humanizada dos familiares”, explica o diretor médico do hospital, Jean Luiz Veloso.

Gabriel Oliveira, coordenador de enfermagem da emergência e responsável pela CIHDOTT do HPEL, ressalta a importância do apoio da família do doador. “Ficamos sensibilizados com a perda de um paciente, porém gratos pela resiliência dos familiares”, afirma. “Para que as doações aconteçam, é importante contarmos com familiares que se propõem, em um momento tão doloroso, a ajudar outras pessoas que estão aguardando na Lista Única para transplante”, pontua.

 Atualmente, cerca de 700 pacientes aguardam por um transplante de córneas na fila única. Para se tornar um doador de órgãos, basta conversar com a família e deixá-la ciente do desejo.  Mais informações sobre doação e transplante de órgãos e tecidos podem ser obtidas através do site www.saude.ba.gov.br/transplantes.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba